terça-feira, 8 de março de 2011

Por que a Monalisa olha para todos os lados?

Monalisa pintura de Leonardo da Vinci (1452-1519)

Quando se pinta uma pessoa olhando para o espectador temos a impressão que seus olhos se fixam olhando para a direção de quem a observa.  
A pesquisadora Margaret Livingstone, do laboratório de neurolinguística de Harvard, pesquisou sobre a visão para compreender algumas das descobertas artísticas que esclarece sobre como vemos algumas obras de arte. A qualidade esquiva do sorriso da Mona Lisa pode ser explicada pelo fato de que o sorriso dela é quase que inteiramente em baixas freqüências espaciais, e assim é visto melhor pela visão periférica. Essas três imagens mostram o rosto recebendo filtros em freqüências espaciais, menor (à esquerda), baixa (média) e alta (à direita).
O tratamento em separado de informação de cor e forma tem um paralelo na idéia de artistas que a cor e a luminosidade desempenham papéis muito diferentes na arte” (Livingstone, Visão e Arte, Abrams Press, 2002).
 
  
Então, quando você olha para os olhos ou no fundo, você vê um sorriso como o da esquerda ou no meio, tendo a impressão de que ela está sorrindo. Mas quando você olha diretamente para a boca, ela se parece mais com o painel do lado direito, e seu sorriso parece desaparecer. O grau de seu sorriso varia assim como o olhar faz sua expressão dinâmica, e o sorriso desaparece quando você olha diretamente para ela.

Fonte: http://neuro.med.harvard.edu/faculty/livingstone.html

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