sábado, 19 de março de 2011

"Abaporu" volta ao Brasil


Uma das mais importantes obras do modernismo brasileiro, a tela “Abaporu”, da brasileira Tarsila do Amaral, volta ao Brasil, mas emprestada. O quadro faz parte do acervo do Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Airers (Malba), desde 2001, ano da fundação do espaço cultural, que reúne obras latino-americanas.

Em comunicado, o Malba explicou que a requisição foi feita pela presidente Dilma Rousseff para exibir a pintura no marco das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A exposição ocorre entre os dias 23 de março e 5 de maio no Palácio do Planalto. Além da obra de Tarsila do Amaral, serão expostos trabalhos de Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Leda Catunda, Beatriz Milhazes, Carmela Gross, entre outras.

“Abaporu” era propriedade do empresário Raul Forbes, mas por dificuldades financeiras precisou vender a obra. Como nenhum brasileiro se interessou, a tela foi adquirida pelo argentino Eduardo Constantini, dono do Malba.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/

sábado, 12 de março de 2011

Centro cultural tem parceria privada em Jundiaí

Fazenda Ermida abriga relíquias do século 19 e tem restauro lançado em apoio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura

Construído em 1860 e com acervo de peças e móveis que remetem ao século 17, o casarão da Fazenda Ermida lançou o seu projeto de restauro de R$ 1,89 milhão.
“É um local fascinante para a história”, diz Edson Infanger, diretor da Bignardi-Jandaia, uma das primeiras empresas a apoiarem a proposta, ao lado do grupo Rede Energia.
Esse foi um dos motivos que fizeram do casarão o primeiro bem tombado pelo município (os demais foram de órgãos estaduais e federais). “É um marco não apenas da cidade, mas do estado e do país”, diz o arquiteto Eduardo Carlos Pereira, presidente do Compac (Conselho Municipal do Patrimônio).
Uma das maiores fazendas de café do estado foi adquirida por Eloy Chaves em 1905 e teve até ramal ferroviário para o fornecimento de eucaliptos para os trens.
Misto de empreendedor rural e industrial, tem no casarão uma escultura de madeira enviada pela SPR (São Paulo Railway) pela proposta da lei da Previdência em 1923.
“Alguns detalhes são incríveis”, observa o restaurador Rubens Rigolino, com passagens até pelo Vaticano. Rubens lidera a equipe de restauradores formada por Flávia Augusta Rigolino Brito e Nestor Bulisani, que cuidam dos bens móveis da fazenda.
Para a secretária de Cultura, Penha Camunhas, o local estimula a “abordagem antropológica” da cultura. E Cecília Machado, diretora do Sistema Estadual de Museus, já pensa em um evento regional ali em breve.

Fonte:Agência Bom Dia

 

quinta-feira, 10 de março de 2011

Restauração do Coliseu

Proprietário da marca de sapatos "Tod's" dará € 25 milhões para o projeto de restauro do Coliseu

A restauração do Coliseu de Roma, o monumento mais célebre da capital italiana, será financiada pelo empresário italiano Diego Della Valle, proprietário da famosa marca de sapatos Tod's, que entrará com 25 milhões de euros (33 milhões de dólares).
As autoridades da capital junto ao ministério da Cultura consideram prioridade a restauração de um dos locais mais visitados do mundo e exemplo da imponente arquitetura, realizada durante o império romano.
O projeto estará a cargo do comissário para a áreas arqueológicas de Roma e Ostia Antigua, Roberto Cecchi.
"Termina um pesadelo", admitiu o prefeito da capital, Gianni Alemanno, agradecendo ao empresário "o grande presente dado à Itália".
O Coliseu fica às portas do Foro Romano, que era o coração da cidade, há mais de dois mil anos.
A região conta com importantes ruínas de edifícios públicos, monumentos sagrados, palácios senhoriais, o célebre Senado e os chamados foros imperiais.
Segundo a lenda, Romulo e Remo, amamentados por uma loba, fundaram a Cidade Eterna em 21 de abril do ano 753 antes de Cristo.
Fonte: www.examenews.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

Vanguarda

Do francês avant-garde, "o que marcha na frente", grupos ou correntes artísticas ou políticas que apresentam propostas inovadoras, que captam tendências do futuro e que tem como missão fazer o futuro acontecer agora, sendo, por isso, polêmicos e incompreendidos.

Pablo Picasso

Pablo Picasso foi um dos maiores artista do séc. XX, nasceu em Málaga, na Espanha, em 1881, e morreu na França, em 1973.
Le Moulin de Galette, Pablo Picasso, 1900
Aos dezenove anos se mudou para Paris, recebendo a influência de Toulose Lautre, Van Gogh, Gauguin e Monet, utilizando um estilo bem diferente do cubismo que o consagrou como artista moderno. O cubismo foi um movimento importantíssimo para a história da arte moderna. Por muito tempo os artistas tentavam reproduzir com exatidão o que viam e Pablo Picasso quebrou totalmente esse conceito, chocando o público e se distanciando cada vez mais da realidade.
O Velho Violonista, 1903
Seu estilo único mostrou as emoções trazidas pela sua fase azul, com “O Velho Violonista”,em 1903 ou pelo protesto pessoal contra a  guerra civil espanhola, em 1937, através de “Guernica”.
Picasso viveu até os 92 anos e durante toda sua vida usou e abusou de sua imaginação sendo verdadeiramente um artista de vanguarda, destacando-se como escultor, gravador, desenhista e ceramista, além também de criar cenários e figurinos para o teatro.   


Guernica, Pablo Picasso, 1937


terça-feira, 8 de março de 2011

Por que a Monalisa olha para todos os lados?

Monalisa pintura de Leonardo da Vinci (1452-1519)

Quando se pinta uma pessoa olhando para o espectador temos a impressão que seus olhos se fixam olhando para a direção de quem a observa.  
A pesquisadora Margaret Livingstone, do laboratório de neurolinguística de Harvard, pesquisou sobre a visão para compreender algumas das descobertas artísticas que esclarece sobre como vemos algumas obras de arte. A qualidade esquiva do sorriso da Mona Lisa pode ser explicada pelo fato de que o sorriso dela é quase que inteiramente em baixas freqüências espaciais, e assim é visto melhor pela visão periférica. Essas três imagens mostram o rosto recebendo filtros em freqüências espaciais, menor (à esquerda), baixa (média) e alta (à direita).
O tratamento em separado de informação de cor e forma tem um paralelo na idéia de artistas que a cor e a luminosidade desempenham papéis muito diferentes na arte” (Livingstone, Visão e Arte, Abrams Press, 2002).
 
  
Então, quando você olha para os olhos ou no fundo, você vê um sorriso como o da esquerda ou no meio, tendo a impressão de que ela está sorrindo. Mas quando você olha diretamente para a boca, ela se parece mais com o painel do lado direito, e seu sorriso parece desaparecer. O grau de seu sorriso varia assim como o olhar faz sua expressão dinâmica, e o sorriso desaparece quando você olha diretamente para ela.

Fonte: http://neuro.med.harvard.edu/faculty/livingstone.html

O Artista

"Um artista é aquele que, elaborando as suas próprias impressões subjetivas, sabe descobrir um significado objetivo geral e exprimi-lo de maneira convincente."(Máximo Gorki)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Grandes Pintores Paisagistas

“Para entendermos a pintura da paisagem nas primeiras décadas do século 20, temos de lembrar a influência que nossos artistas receberam dos pintores realistas, do tardo impressionismo francês e também da escola italiana de paisagem, todos eles preocupados com a luz, a hora do dia e a estação do ano. Assim, pintaram eles paisagem rural, outros, em menor número, a urbana e praias do litoral paulista. Como muitos dos italianos aqui radicados, lecionavam pintura. Foram eles que deram as bases para os principiantes que, mais tarde, se especializaram na França e na Itália.”(Citação do livro "Pintores Paisagistas - São Paulo 1890 a 1920" por Ruth Sprung Tarasantchi)

O que é restaurar?

            Restaurar é recuperar, trazer de volta uma obra perdida pela deterioração do tempo ou por acidentes.É manter a originalidade, respeitando os valores estéticos e históricos das obras. Os materiais e técnicas utilizadas nas intervenções deverão possuir características e comportamentos semelhantes aos materiais originais, evitando utilizar tudo aquilo que ponha em risco a integridade da obra, bem como técnicas que tragam resultados irreversíveis. O conhecimento sobre História da Arte e o respeito aos princípios básicos citados é fundamental para esse profissional. 

domingo, 6 de março de 2011

Restauro de Obras de Arte


Obra de Torquato Bassi (1880-1967), óleo sobre tela de 1936, restaurada em maio de 2010.
Considerado o artista dos crepúsculos e das alvoradas, importante pintor paisagista das primeiras décadas do  século XX, recebeu influência do realismo, impressionismo e do paisagismo italiano, preocupado com a luz, o horário e a estação do ano. Torquato Bassi possui importante obra, intitulada “Lago Tranquilo”, exposta na Pinacoteca do Estado de S.P.

"O antes e o depois"